top of page

As perdas e os "porquês"


É certo que quase todas as pessoas que vivenciam uma perda,

irão encarar as indagações que surgem, e consequentemente a falta de respostas.

No meu caso,as perguntas só começaram a surgir alguns dias após a morte.

Confesso que tentei fugir delas,como se perguntando fosse ofender a Deus.

Eu não queria que essas indagações surgissem para me afligir ainda mais.

Preciso antes de mais nada, ratificar que, quando digo -perguntar a Deus,

estou me referindo a fazer isso em oração, e não como afronta.

Em nenhum momento me revoltei contra o Deus que conheço.

Um Deus bondoso,piedoso e misericordioso,que desde o ventre da minha mãe cuida de mim e nunca me abandonou!

Mas em um determinado momento senti uma necessidade de clamar por respostas para tentar aliviar a dor.De repente me veio a cabeça o seguinte versículo:

"Isaías 43.26 – Desperta-me a memória; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que possas justificar-te."

Então,resolvi que não iria perguntar o porquê,mas o QUÊ Deus quer me falar através desse sofrimento?..

Uma dor tão grande não pode ser em vão!

Dela eu preciso tirar uma lição que venha polida como o ouro refinado.

Passei a me identificar e entender ainda mais o sofrimento do patriarca Jó,aquele homem fiel a Deus que perdeu todos os filhos,os bens e a saúde,mas que no final do

livro está escrito:

"E o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía." [Jó 42:10b]

"E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro"

[Jó 42:12a]

Esse mesmo homem,quando ainda se encontrava em um estado de calamidade

física e emocional,disse palavras que continuam a soar fortemente nos dias atuais:

"O Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor."

[Jó 1:21]

Essas palavras ele falou depois de receber a trágica noticia de que os seus DEZ filhos estavam mortos.Jó estava completamente triste e angustiado,

ele inclusive rasgou as vestes.

"Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou."[Jó 1:20]

Essa atitude era usada para demonstrar emoções fortes, geralmente angústia, tristeza ou remorso.

Se você observar bem,o final do verso diz:"e adorou"...

Esse final nos trás um valioso ensinamento: adorar a Deus no momento da dor!

Sempre entendi, antes mesmo da morte da minha filha, que Deus é o Deus que dá e tira.

Como seres meramente humanos, nos lembramos sempre de pedir coisas ao SENHOR,pois sabemos que ELE pode nos conceder.

Então aceitamos e conhecemos o Deus que dá,

mas,e o que tira?

Foi com esse pensamento que passei a receber não todas,mas algumas respostas,

através do que Deus estava me ensinando na prática.

Mesmo com sua fé inabalável,Jó não deixou de expressar seus temores.

Foi ele também que disse:

"Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu."[ Jó 3:25]

Já tinha lido e ouvido essas palavras inúmeras vezes,mas diante da imensa dor que

minha alma sente,agora é diferente:como se pudesse saber o que Jó pensava,e sentia quando afirmou isso.

Me recordei que,quando recebi a noticia de que teria uma filha com uma doença neurológica grave (naquele momento estava ainda no quinto mês de gestação) fiquei angustiada e apavorada.

Daquele dia em diante, precisei enfrentar e lidar com um medo tão grande de perdê-la até o seu último respirar.

Atualmente vivo a realidade do que diz o versículo: "o que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu".

Devo lembrar que as pessoas encaram a dor pela perda de alguém amado de formas distintas,e isso é compreensível.

Nem todos vão agir após uma notícia trágica como o patriarca

Jó,ou como eu agi.

Após receber a notícia da morte e chorar muito,me despedi do corpo dela e horas depois, ainda tive forças de ir ao necrotério.

A vi totalmente enrolada em um pano e dentro daquele saco preto.

Quando o carro funerário chegou e o funcionário descobriu o corpo para colocar no caixão,vi que já estava completamente rígido.

Todas aquelas imagens irei carregar na memória pelo resto dos meus dias!

De onde veio tanta coragem?Do alto!

Eu não sou forte como as pessoas dizem,mas tenho um Deus que me fortalece e eis

a razão porquê estou de pé!

Irei finalizar com as palavras que Jó disse e que tem sido para mim uma fonte de meditação constante:

"Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido."

[Jó 42:2]

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page