Parto cesáreo com corte infra umbilical
- Claudiana Vieira
- 27 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Primeiramente,passar por uma cesárea não estava nos meus planos,mas não tive escolha,para o bem da minha filha, diagnosticada com hidrocefalia obstrutiva grave ainda no quinto mês,portanto, foi uma cesárea com recomendação e encaminhamento médico.
SENSAÇÃO ANTES Normalmente, antes de uma cirurgia desse porte se sente medo. Mas,no meu caso,a ansiedade e o medo foram ofuscados, e vontade de que o parto acontecesse logo era maior,pois já tinham se passado cerca de 8 horas desde que a bolsa havia estourado e eu continuava a perder líquido. Meu maior medo era que ela entrasse em sofrimento fetal e fosse prejudicada. Cada vez que via mais líquido descendo, observava a cor, pois se visse mecônio já sabia que ela estaria em sofrimento e teria que ser tirada com urgência. Os batimentos cardíacos dela também por várias vezes eram escutados e estavam normais. Mas nada disso me tranquilizou,e acreditem:quando me vi sentada na sala de cirurgia e a anestesista entrando, suspirei aliviada (cuidados de mãe né!Só pode ser (risos).
E sobre se a anestesia doeu?Não,isso foi a parte mais interessante.Tinha um "pavorzinho" de como seria o momento da aplicação, mas acreditem:achei muito tranquilo! Bem,e sobre a tensão que passei vendo o líquido amniótico escorrendo pelas pernas,creio que foi devido o fato de nunca ter cogitado verdadeiramente que a possibilidade da bolsa romper é tão real.(É real mesmo) Graças a Deus não houve complicações em decorrência disso. (Nos casos de bolsa rota,se não for constatado sofrimento fetal,é possível esperar até 18 horas.)
SENSAÇÃO DEPOIS
Só dormia.De repente, senti uma tremedeira incontrolável,que durou alguns minutos (que não faço ideia quanto)este foi o único efeito da anestesia que tive;Nada de sentir as pernas,quando fui "jogada" na maca e carregada me sentia como uma morta viva!Após o efeito cessar,naturalmente as dores começaram. Fui tomar banho umas 7 horas após a cirurgia.Senti tontura poucas vezes,sendo que em uma quase desmaio.Como bem sabem as mulheres que já passaram por esse tipo de parto,levantar a primeira vez da cama foi uma TORTURA: muita dor e ardor ao mesmo tempo.
RECUPERAÇÃO Os primeiros 10 dias foram os mais difíceis. No nono tive um pequeno sangramento no corte infra umbilical, que acabou infeccionando.(O corte foi feito para aumentar a passagem para a cabeça da bebê que devido a Hidrocefalia estava com 48 Cm) Com 12 dias é que os pontos foram retirados. Não doeu,mas na parte infeccionada senti aquele beliscão e um ardor bem maior. Apesar de ter tido uma recuperação dentro da normalidade, jamais recomendaria uma cesariana SEM necessidades,só passei porquê não tinha outra opção.Isso foi uma das "frustrações" que tive que superar,pois sempre planejei que teria um parto natural, até sonhava com o parto humanizado.Mas,com isso aprendi na prática aquela afirmação de que o melhor parto é sempre o indicado para o estado de saúde da mãe e do bebê! Sinceramente, espero nunca mais precisar passar por uma cesariana novamente,queria realizar o sonho de, em uma nova gestação, parir de forma natural.Mas sei muito bem que isso não depende da minha vontade e sim das cirscuntâncias. É Como sempre digo: quem deseja a maternidade tem que estar disposta a encarar tudo!
Comentários