top of page

Gestação anembrionária e aborto espontâneo


Neste post divido com vocês a minha experiência com o aborto espontâneo.

Nunca uma mãe quer perder um filho (a). Seja aquele que ainda é uma "sementinha" ou que já está totalmente formado,no começo,meio ou fim de uma gestação,muito menos após o nascimento e a convivência... No meu caso,meu (ou minha) bebê era apenas uma sementinha. Depois que recebi o meu beta HCG com o resultado Positivo,já comecei a fazer TODOS os planos... Todas as prateleiras e lojas com artigos infantis já enchiam os meus olhos. Com 8 semanas, em uma manhã de sexta feira,o susto,medo e pavor se apoderaram de mim quando ví aquele sangramento... Corremos para o hospital,de lá para a cliníca e então todos os meus medos se confirmaram: foi descoberto que eu estava em uma gestação anembrionária. ENTENDA QUE TIPO DE GESTAÇÃO É ESSA O Dr. Domingos Mantelli Borges Filho, ginecologista e obstetra, fala como ela acontece. “É quando forma-se o saco gestacional, mas, por uma alteração genética, não há a formação do embrião, evoluindo a gestação para um abortamento inevitável”, explica. Ele diz que não há uma explicação concreta dessa gestação inviável, mas que acreditam que ela se dá por uma falha genética na divisão celular pela deficiência de alguma enzima ou hormônios substanciais responsáveis nessa fase. Os sintomas dessa gestação são os mesmos de uma gravidez normal. De acordo com o Dr. Domingos, o teste dá positivo, há o saco gestacional, o beta HCG e a progesterona se elevam, porém a gravidez evoluirá para um aborto inevitável. Ele ainda conta que não há mulheres com uma predisposição maior para tê-la e nem algum tipo de prevenção. Ela pode ocorrer em mulheres de qualquer idade. No dia seguinte, depois de passar o dia anterior e a noite com muitas dores, o aborto espontâneo completo aconteceu,sem necessidade de curetagem. Até hoje relembrar aqueles dias me levam ao sentimento de luto pela perda de alguém que eu TANTO amei!Alguns podem estranhar essa afirmação,é compreensível.Acredito que somente uma mulher que vivenciou isso consegue compreender de fato o que estou expressando. Depois do ocorrido,meu desejo de ser mãe foi tomado pelo medo de uma nova perda. Eu pensava que seria anos para superar.

PROPÓSITOS EM TUDO QUE NOS ACONTECE... Ser mãe é ser instrumento de Deus para gerar uma vida. O que ele me ensinou sobre isso foi além do que eu imaginava,ao me permitir uma segunda gestação- essa de risco.

Me vem a memória momentos antes do meu parto,

quando ainda estava na sala de espera, dentro do bloco cirúrgico.

Conheci uma jovem mãe que estava vestida semelhante a mim,

porém não tinha barriga de grávida.Durante um rápido diálogo

que tivemos, ela me contou entre lágrimas que estava ali porquê iria passar por Curetagem devido um aborto espontâneo.

(estava com 17 semanas quando perdeu seu bebê).

Aquela jovem mãe muito me comoveu,e foi ali que falei este testemunho que lhes escrevo.

Conheço bem os temores de uma mulher que sofre tão grande dor.

Depois que descobri a Hidrocefalia da minha bebê na segunda gestação,passei a reviver todos os medos de um dia triste quando descobri a gestação anembrionária.

Hoje estou certa que ainda que viesse a ter 10 filhos, jamais esqueceria daquela vida tão frágil que tanto desejei,mas que escorreu pelas minhas mãos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page