Tomografia Pós Dvp
- Claudiana Vieira
- 2 de ago. de 2016
- 1 min de leitura

A Tomografia Computadorizada é um método diagnóstico que utiliza raios X e processamento computadorizado para formação de imagens.O exame é analisado por meio de várias imagens seccionais (fatias) do nosso corpo,mas no caso da Hadassah,foi uma TC de Crânio, solicitada como exame de rotina pelo neurocirurgião que realizou a Derivação Ventrículo Peritoneal nela,Dr.Ricardo Brandão Fonseca (CRM-14289).
Não foi necessário nenhuma preparação anterior específica para o exame,(como jejum,por exemplo) pois nenhum medicamento precisou ser administrado.
A primeira surpresa foi que,apesar dela ser apenas uma bebê,não foi necessária sedação ou anestesia .Em crianças muito pequenas,normalmente esse procedimento é comum, uma vez que, nesse exame o paciente precisa ficar imóvel.
E não é que minha bebê parecia entender isso?Permaneceu super tranquila quando foi colocada na mesa e durante a realização do exame,nenhum choro ou protesto,uma verdadeira mocinha.
(Na foto,preparação antes do inicio do exame)

Para permanecer na sala acompanhando,usei aquela roupa especial,(procedimento obrigatório para todos) o Colete de chumbo,também chamado de avental de chumbo,que é uma espécie de blindagem capaz de absorver radiações ionizantes e diminuir os riscos para a pessoa exposta a radiação.Gente,o nome chumbo não é por acaso,o peso que tem aquele avental, nenhuma dona de casa iria querer usar no seu dia-a-dia.
A duração do exame é miníma,questão de poucos minutos.
Com essa tomografia em mãos,especificamente nos casos de pacientes com hidrocefalia ,como é o caso da minha pequena,o neurocirurgião poderá ter informações
por imagens precisas de como está a válvula,a região do crânio,dos ventrículos,do líquido cefalorraquidiano (LCR),e muito mais.
Comments